quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Decifrando o dress code

Todo mundo já deve estar acostumado a receber convites contendo o tipo de traje a ser usado na ocasião, é o chamado dress code.Mas são tantos nomes que ao invés de ajudar, às vezes geram mais dúvidas sobre qual a forma mais apropriada de se vestir para determinado evento.

Pensando nisso, o post de hoje vai traduzir alguns dos termos mais usuais pra você acertar em cheio e arrasar nas produções!

Vamos lá...


Esporte



Nada de achar que traje esporte é roupa de academia e tênis, viu?Nesse caso, significa que o evento é mais informal, casual. Aqui vale um bom jeans, saias, blusas com decotes interessantes,vestidos leves, bermudas em sarja e pode dispensar o salto alto. Se um saltinho for inevitável, deixe pra lá os muito altos e finos. Anabelas, saltos mais grossos e baixos caem melhor.Acessórios em material rústico, sem muito brilho ficam ótimos.As bolsas podem ser em tamanho maior.Maquiagem leve.Vale pra almoços, festinhas informais na casa de amigos, compromissos de dia.


Passeio
Sinônimos: esporte fino, tenue de ville
Aqui o lance ainda é um pouco informal, mas já passa a dar uma sofisticada.Os tecidos começam a ficar mais finos, os brilhos vão aparecendo, a maquiagem ganha tons mais marcantes e os saltos vão subindo.
Vestidos na altura do joelho (o pretinho básico já ganha espaço aqui!), pantalonas ou calças mais sequinhas, terninhos, blusas em seda ou com transparências, tops com brilho...a produção ganha mais elegância.Opte por tecidos mais secos como microfibra, linho, seda e jérsei.
Sapatos já merecem mais delicadeza, materiais mais refinados.Os saltos são altos e as bolsas vão diminuindo de tamanho.Dê lugar pras médias ou maxicarteiras.
Acessórios podem ser mais caprichados, cabe uma joia discreta e, se quiser dar uma ousada, os maxicolares arrasam.Mas tenha bom senso pra não ficar muito carregado.
Esse traje é indicado para coquetéis, teatros, eventos de trabalho à noite ou festas que mereçam uma produção mais arrumada.

Passeio completo

Sinônimos: traje social, social completo, passeio formal
Ôpa, ôpa, agora o negócio exige uma produção arrasante de fato!Casamentos, fomaturas, jantares importantes, grandes comemorações merecem mais sofisticação na hora de se vestir.
Invista nos tecidos finos como tafetá, xantungue, seda, georgette, cetim...Brilhos e aplicações de renda e pedraria estão liberados, mas tenham parcimônia, por favor!
Os vestidos podem ser curtos ou longos.Meias finas também são benvindas, evite as opacas porque fica muito informal.
Sandálias com tiras e satos finos,altos, metalizado ou forrado com tecido nobre são ideais.
As bolsas vem em versões pequenininhas, tipo clutch (aquelas durinhas).
Joias ou bijuterias mais elaboradas ficam bem.Só lembrando de não usar brincão com colar porque ficar over.Escolha um acessório pra ser o guia.
Maquiagem e cabelo ganham destaque, pode caprichar.

Black tie

Sinônimo: tenue de soirée
Esse traje é o mais mais de todos, porém fica pras mega festas.Se você não é frequentadora de festas do Oscar e Reveillon no Copacabana Palace, é muito difícil receber um convite pedindo esse traje.
Aqui o glamour é lei, tudo tem que ser chique no úrtimo!Vestidos longos vaporosos, cheios de detalhes, joias poderosas, cabelo e maquiagem de cinema..um looosho só!
Tem que ser muito phyna pra um babado desses...

* Outras cositas...
Muita gente recebe convites com a sigla RSVP e fica voando.Pra quem não sabe, é a abreviatura da expressão francesa Répondez S´il Vous Plait, em português, Responda, por favor.Ou seja, significa que o anfitrião solicita que o convidado confirme a presença com antecedência, para um melhor planejamento do evento. A resposta deve ser preferencialmente imediata ou poucos dias após o recebimento do convite.

E o que significa cocktail dress? Bom, é aquele vestido curinga, mais arrumadinho só que menos formal, geralmente com a barra até a altura dos joelhos.Toda mulher deveria ter um!

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi linda! Tem selinho pra vc lá no blog. Bjinhos!

www.makesnau.blogspot.com

Juliana & Frederico disse...

Como eu costumo passar o reveillon no copacabana palace, só uso black tie! kkk

Leila de Souza disse...

Menina,vc ñ sabe como nos ajudou,vamos a uma festa na Casa Geraldo de vinhos em Andradas chamada"noite do frizante"e o convite diz:Traje social completo!Ficamos na duvida do q usar e pelo google te achamos....esclaresceu-se tduuuuuuu.Valeu!Entra lá no :http://costumizarmarciabiagioni.blogspot.com , Obrigada ,Márcia

Tem tudo a ver com:

Related Posts with Thumbnails